Diferenciais
Algumas regras de uso do tom de voz são mais específicas para determinadas situações. Elas estão divididas em:
1- Saudações
Como queremos ser próximos, somos sempre muito simpáticos e disponíveis.
– Sempre cumprimentamos com “oi”, “bom dia”, perguntamos “tudo bem?”.
– Antes de desligar o telefone ou encerrar o chat, perguntamos “a gente pode te ajudar em mais alguma coisa?”. Mostramos que sempre estamos à disposição.
– Por ligação e chat, quem está atendendo usa a forma de agradecimento que preferir, para deixar a conversa mais natural.
2- Atualidades
Estamos antenados em memes, tirinhas, notícias e tudo que for referência da internet e do mundo pop.
– Tomamos cuidado pra garantir o entendimento da mensagem.
– A regra é: se a pessoa não conseguir entender sem conhecer a fundo, a gente não usa.
– Utilizar memes com parcimônia!
3- Uso de emojis
Por isso, quando tivermos oportunidades para sermos descontraídos, podemos acrescentar emojis e emoticons nas nossas comunicações :). Mas devemos utilizá-los sem exageros, sem repeti-los e sempre após a pontuação da frase. É importante, também, nos atentarmos ao contexto para não passar a ideia errada.
– Funciona: Já deu uma olhada nas novidades que separamos pra você? ??
– Não funciona: Já deu uma olhada nas novidades que separamos pra você? ????
4- Uso do inglês
Não usamos inglês ou outros idiomas na nossa fala.
– Queremos facilitar o entendimento das mensagens para todos. Somos uma marca brasileira.
– A exceção é: se houver algum termo muito específico do setor, que não tenha tradução precisa, podemos usar algum estrangeirismo. Mas devemos sempre explicar em seguida.
5- Palavras cumpridas
Preferimos usar termos simples, comuns do dia a dia. Quando combinar e fizer sentido, podemos usar a forma reduzida de algumas palavras: “né́”, “pra”, “tá” etc.
Evitamos fazer abreviações, usar siglas… tudo que deixar mais difícil de entender.
– Funciona: oi, tudo bem? A gente tem uma novidade pra você. Dá uma olhada. 😉
– Não funciona: oi, td bem? A gnt tem uma novidade pra vc. Dá uma olhada. 😉
Redes sociais
Direcionamentos e orientações para utilizar as boas práticas nas redes sociais:
Podemos usar o LinkedIn para mostrar a força de atuação de Gran. Aqui, o tom deve ser menos de conversa com seguidores e mais de apresentação profissional e resultados.
Os textos seguem nossa linguagem simples, mas se diferenciam por destacar o alcance do tema tratado e materiais produzidos por Gran. Entram: projetos especiais, parcerias, conteúdo próprio, menções na mídia, eventos realizados, novidades tecnológicas.
Evitamos: publicações informais e que mostram o dia a dia de trabalho.
O Facebook é uma importante rede para divulgação de conteúdos diversos.
Investimos em textos próximos e fáceis, mas também impactantes, capazes de chamar atenção para a importância da jornada de cada um.
Também é uma ótima rede para ouvir o que os alunos têm a dizer. Pode ser utilizado como um SAC 2.0.
O Instagram é um espaço mais descontraído que as outras redes.
Os textos do feed podem ter uma linguagem mais leve e ser mais curtos, com versões mais resumidas que as do Facebook, além de chamadas criativas que combinem com o assunto tratado.
Entram: nossas inspirações, dicas, histórias reais, cobertura de eventos, novidades importantes, posts interativos, editais.
Instagram: Stories
Os stories do Instagram são a nossa ferramenta oficial para um contato mais direto e informal com seguidores.
Por ser uma ferramenta dinâmica, podemos aproveitar para fazer chamadas para o post do dia, mostrar os bastidores da empresa, fazer cobertura de eventos e criar dinâmicas de engajamento, como enquetes e repostagens.
Site
O site é uma ferramenta valiosa: é um espaço importante em que Gran pode disseminar informação e conhecimento.
Aqui, todos os textos são pensados e escritos com cuidado e simplicidade, pois este é o ambiente de referência para quem busca ensino e como aprofundá-lo. Este é o espaço onde podemos publicar nossas ofertas e materiais na íntegra.
O Twitter é nossa rede de relacionamento mais próximo com leitores e parceiros. É por lá que temos liberdade maior para interagir com quem nos acompanha de forma mais descontraída.
Entram: nossas pautas, chamadas para material do site, coberturas de eventos, posts que revelam o olhar do Gran para acontecimentos recentes.
Evitamos: fazer apenas um tweet sobre temas complexos. Preferimos desdobrar o assunto em threads.
TikTok
Ao utilizar essa rede, também temos mais liberdade para usar nosso tom mais próximo e descontraído. Interativo e dinâmico, o aplicativo tem uma linguagem própria – somos informados com uma linguagem mais fun e objetiva.
Os tipos de conteúdo alcançam um grande espectro – desde dicas de estudo até curiosidades sobre o Gran ou temas que envolvem o universo da marca