Logo Gran Logo Gran

Boas práticas

Direcionamentos e instruções sobre boas práticas do uso da identidade verbal do Gran.

Diferenciais

Algumas regras de uso do tom de voz são mais específicas para determinadas situações. Elas estão divididas em:

1- Saudações

Como queremos ser próximos, somos sempre muito simpáticos e disponíveis.

– Sempre cumprimentamos com “oi”, “bom dia”, perguntamos “tudo bem?”.

– Antes de desligar o telefone ou encerrar o chat, perguntamos “a gente pode te ajudar em mais alguma coisa?”. Mostramos que sempre estamos à disposição.

– Por ligação e chat, quem está atendendo usa a forma de agradecimento que preferir, para deixar a conversa mais natural.

2- Atualidades

Estamos antenados em memes, tirinhas, notícias e tudo que for referência da internet e do mundo pop.

– Tomamos cuidado pra garantir o entendimento da mensagem.

– A regra é: se a pessoa não conseguir entender sem conhecer a fundo, a gente não usa.

– Utilizar memes com parcimônia!

3- Uso de emojis

Por isso, quando tivermos oportunidades para sermos descontraídos, podemos acrescentar emojis e emoticons nas nossas comunicações :). Mas devemos utilizá-los sem exageros, sem repeti-los e sempre após a pontuação da frase. É importante, também, nos atentarmos ao contexto para não passar a ideia errada.

– Funciona: Já deu uma olhada nas novidades que separamos pra você? ??

– Não funciona: Já deu uma olhada nas novidades que separamos pra você? ????

4- Uso do inglês

Não usamos inglês ou outros idiomas na nossa fala.

– Queremos facilitar o entendimento das mensagens para todos. Somos uma marca brasileira.

– A exceção é: se houver algum termo muito específico do setor, que não tenha tradução precisa, podemos usar algum estrangeirismo. Mas devemos sempre explicar em seguida.

5- Palavras cumpridas

Preferimos usar termos simples, comuns do dia a dia. Quando combinar e fizer sentido, podemos usar a forma reduzida de algumas palavras: “né́”, “pra”, “tá” etc.

Evitamos fazer abreviações, usar siglas… tudo que deixar mais difícil de entender.

– Funciona: oi, tudo bem? A gente tem uma novidade pra você. Dá uma olhada. 😉

– Não funciona: oi, td bem? A gnt tem uma novidade pra vc. Dá uma olhada. 😉

Redes sociais

Direcionamentos e orientações para utilizar as boas práticas nas redes sociais:

Linkedin

Podemos usar o LinkedIn para mostrar a força de atuação de Gran. Aqui, o tom deve ser menos de conversa com seguidores e mais de apresentação profissional e resultados.

Os textos seguem nossa linguagem simples, mas se diferenciam por destacar o alcance do tema tratado e materiais produzidos por Gran. Entram: projetos especiais, parcerias, conteúdo próprio, menções na mídia, eventos realizados, novidades tecnológicas.

Evitamos: publicações informais e que mostram o dia a dia de trabalho.

Facebook

O Facebook é uma importante rede para divulgação de conteúdos diversos.

Investimos em textos próximos e fáceis, mas também impactantes, capazes de chamar atenção para a importância da jornada de cada um.

Também é uma ótima rede para ouvir o que os alunos têm a dizer. Pode ser utilizado como um SAC 2.0.

Instagram

O Instagram é um espaço mais descontraído que as outras redes.

Os textos do feed podem ter uma linguagem mais leve e ser mais curtos, com versões mais resumidas que as do Facebook, além de chamadas criativas que combinem com o assunto tratado.

Entram: nossas inspirações, dicas, histórias reais, cobertura de eventos, novidades importantes, posts interativos, editais.

Instagram: Stories

Os stories do Instagram são a nossa ferramenta oficial para um contato mais direto e informal com seguidores.

Por ser uma ferramenta dinâmica, podemos aproveitar para fazer chamadas para o post do dia, mostrar os bastidores da empresa, fazer cobertura de eventos e criar dinâmicas de engajamento, como enquetes e repostagens.

Site

O site é uma ferramenta valiosa: é um espaço importante em que Gran pode disseminar informação e conhecimento.

Aqui, todos os textos são pensados e escritos com cuidado e simplicidade, pois este é o ambiente de referência para quem busca ensino e como aprofundá-lo. Este é o espaço onde podemos publicar nossas ofertas e materiais na íntegra.

Twitter

O Twitter é nossa rede de relacionamento mais próximo com leitores e parceiros. É por lá que temos liberdade maior para interagir com quem nos acompanha de forma mais descontraída.

Entram: nossas pautas, chamadas para material do site, coberturas de eventos, posts que revelam o olhar do Gran para acontecimentos recentes.

Evitamos: fazer apenas um tweet sobre temas complexos. Preferimos desdobrar o assunto em threads.

TikTok

Ao utilizar essa rede, também temos mais liberdade para usar nosso tom mais próximo e descontraído. Interativo e dinâmico, o aplicativo tem uma linguagem própria – somos informados com uma linguagem mais fun e objetiva.

Os tipos de conteúdo alcançam um grande espectro – desde dicas de estudo até curiosidades sobre o Gran ou temas que envolvem o universo da marca