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Tom de voz

Direcionamentos e instruções sobre o tom de voz do Gran.

Diretrizes

A maneira como falamos com nosso público diz muito sobre quem somos. O tom de voz é uma direção para trazer coerência e consistência ao nosso conteúdo. Para isso, nos baseamos em 6 diretrizes principais para nos guiar:

Cuidar

Ser da área da educação é uma grande responsabilidade, e queremos mostrar nossa preocupação com cada pessoa e cada jornada, também, por meio de palavras. Todo mundo gosta de se sentir cuidado, e nós estamos aqui pra garantir isso.

Não somos:

– Desatentos
– Intrusivos

Dicas

– Eduque e informe sobre o segmento, os serviços e os diferenciais de Gran.

– Seja transparente e natural, mostre que a sua preocupação é genuína.

– Transmita preocupação e cuidado.

– Puxe conversas, faça perguntas, emita reações e dê dicas valiosas. Mas não se esqueça de considerar o universo da nossa marca.

– Use os dados dos clientes com atenção e sabedoria. Não faça com que eles repitam o que já foi informado.

Na prática

1- Comunicação:

“Quando você tem Gran, é assim”
“É tudo pra você”
“A gente se importa com você”
“Queremos trazer mais oportunidades para você” “Ficamos muito felizes com a sua evolução!”

2- Atendimento:

“Precisa de mais alguma coisa?”
“Sentimos muito”
“Tudo bem por aí?”

2. Escutar

Somos solícitos. Pra gente, estar à disposição vai muito além de ser presente, é uma questão de proatividade. Temos uma escuta ativa, que transmite segurança e profissionalismo. Fazemos questão de acompanhar cada um de perto.

Não somos:

– Ansiosos
– Inconvenientes

Dicas

– Coloque-se à disposição.

– Seja transparente e natural, mostre que a sua preocupação é genuína.

– Passe segurança. Queremos construir uma relação de confiança.

– Escute as pessoas. Antes de falar ou responder, é muito importante entender cada ponto levantado, para não deixar nenhuma dúvida no ar.

– Provoque interações. Esse é o melhor jeito de escutar o cliente e garantir que a informação foi compreendida.

– Antecipe possíveis dúvidas. Como trazemos um novo olhar para o aprendizado, essa proatividade mostra que estamos sempre um passo à frente.

– De modo geral, tratamos os clientes pelo nome ou usamos “você”. Porém, buscamos entender a recepção da pessoa que está do outro lado da comunicação. Se não houver abertura, usamos “senhor/senhora”

Na prática

1- Comunicação:

“Estaremos sempre aqui, pra você.”
“A gente garante!”
“Pode deixar com a gente.”
“A segurança de quem é especialista no que faz.”

2- Atendimento:

“Me conte o que aconteceu.”
“Entendido!”
“Certo?”
“Vamos confirmar?”
“É isso mesmo?”

3. Aproximar

Nossa fala traz proximidade. Sabe aquele jeito que conversamos com um amigo? Então, é assim. Criamos uma aura de leveza e otimismo agradável, com uma descontração na medida.

Importante:

Nossa descontração é na medida, de forma categórica e inteligente. Não queremos ser “engraçadinhos”, piadistas ou o “tio do pavê”.

Não somos:

– Amizade forçada
– Invasivo

Dicas

– Coloque-se à disposição.

– Use a primeira pessoa do plural, “nós”, “oferecemos” (não é uma regra restrita, é uma possibilidade), para trazer mais proximidade no texto.

– Crie conexões por meio de exemplos de situações do dia a dia que tenham mais a ver com educação como momentos de estudo, correria do dia a dia, dicas para aprendizado, equilíbrio de trabalho e estudo, etc.

– Dê preferência às palavras positivas que transmitem leveza e bem-estar.

– Usar emojis deixa a mensagem mais simpática. Usando com sabedoria e sem exageros, os textos ficam mais leves e descontraídos.

– Usar interjeições é uma forma de usar linguagem do dia a dia e se aproximar do público. Use com moderação!

Na prática

1- Comunicação:

“Isso é tão bom quanto descobrir que ganhamos mais um dia para estudar.”
“Sorria com a confiança de quem sabe a matéria toda.”
“Época de prova chegando e a gente tem certeza que você vai arrasar!”
“Se organizar direitinho, todo mundo passa com tranquilidade. :)”

2- Atendimento:

“Vamos resolver juntos?”
“Ei, não se preocupe!”
“É normal que isso aconteça”
“Oi, oi! Tudo bem com você?”
“Fica à vontade, a casa é sua!”

4. Simplificar

Tomamos o cuidado de educar e falar sobre o universo do aprendizado e da educação da maneira mais agradável possível. Então, pra não ser maçante, nosso texto, além de especialista, tem que ser clean: sintético e simpático. Queremos deixar o dia a dia mais prático, com dicas simples de seguir.

Importante:

Nossa mensagem é simples, mas não é vazia. Sempre embasamos nossos pontos e reforçamos a necessidade da conversa com os professores, os diretores, entre outros.

Não somos:

– Professorais
– Simplistas

Dicas

– Quando o assunto é ensinar e encorajar, somos especialistas. Então, explique os assuntos com propriedade e simplicidade, de modo didático e sempre transmitindo confiança.

– Evite usar termos técnicos, que só deixam todos confusos. Se for necessário, explique da maneira mais simples possível.

– Vá direto ao ponto, sem rodeios. Dê preferência às frases menores, para não ficar maçante.

– Use bullets para elencar os principais pontos, quando for necessário.

– Desmistifique questões que parecem complicadas. Tranquilize o aluno para criar uma conexão com ele.

– Como regra, evitamos formalidade extrema no trato. Não usamos “caros senhores”, “prezados” ou outras palavras com o mesmo sentido.

Na prática

1- Comunicação:

“Quer saber mais? Converse com o seu professor, nós garantimos que ele vai ajudar você.”
“Já ouviu falar em…?”
“Estudo mnemônico. Você quis dizer: aquele em que criamos frases engraçadas, rimas, músicas ou associações fáceis de lembrar para assimilar um conteúdo.”
“Com o Gran, é simples assim.”

2- Atendimento:

“É bem simples.”
“É pra você também.”
“Fácil, fácil.”
“Tudo pelo celular.”
“Temos um passo a passo pra você”

5. Informar

Adoramos trazer novidades, elas revigoram a vida. Tentamos estar sempre à frente do nosso tempo, em constante movimento e atualizados para oferecer uma vida melhor, mais independente e mais recompensadora para aqueles que caminham conosco.

Não somos:

– Forçados
– Sem contexto

Dicas

– Mostre que estamos sempre atualizados, gostamos de trazer coisas novas.

– Cite artigos científicos, fale de acontecimentos atuais e mostre que conhecimento é a chave para abrir muitas portas na vida.

– Você pode utilizar ferramentas divertidas para divulgar informações, como, por exemplo, utilizar a gamificação nas redes sociais que permitirem esse tipo de comunicação.

– Contra fatos não há argumentos: procurar embasar toda opinião omitida como marca.

Na prática

1- Comunicação:

“Notícia boa chega rápido: você já tá sabendo que com apenas 50 centavos você pode abrir muitas portas na sua vida?”
“Vem conhecer alguns dos nossos ex-alunos que hoje estão arrasando no mercado de trabalho!”
“Se liga! Vem saber cinco assuntos supercotados para cair na ____!”
“Tão perto, mas tão longe, né? Aí vão alguns conselhos pra você não desanimar nessa reta final…”

2- Atendimento:

“Você sabia que…?”
“Tenho uma supernovidade pra te contar”
“Vem conferir (…)”

6. Motivar

Trouxemos um novo olhar sobre a educação e uma nova maneira de aprender – e, em meio a isso, queremos criar um lifestyle inspirador. Pra nós, não se trata apenas de estudar, é também bem-estar físico e mental, organização, tempo de cada um e impacto na qualidade de vida. Pra isso, buscamos romper o senso comum.

Não somos:

– Rebeldes
– Insensíveis

Dicas

– Vá além do universo da educação, inspire: fale sobre sonhos, presente e futuro. Para isso, você pode fazer perguntas em um tom provocativo, gerando algum tipo de reflexão e transformação.

– Torne as conquistas reais, mostre o caminho para alcançá-las.

– Busque formas de incentivar. – Para trazer a nossa animação, use o ponto exclamação quando tiver contexto. Mas use só um, para não parecer forçado.

– Use verbos motivadores, no imperativo, como: “confie”, “acredite”, “supere”.

– Adjetivos elogiosos também são muito bem-vindos.

– Provoque, mostre que vai além de estudar e fazer uma prova, o conhecimento traz impacto na vida como um todo.

– Mostre diferentes pontos de vista, e no final pergunte algo como “você já tinha imaginado?”.

Na prática

1- Comunicação:

“Qual o seu maior sonho?”
“Pronto para dar o próximo passo?”
“Seu sonho está a um “ok” de distância.”
“Já parou pra pensar nisso?”

2- Atendimento:

“Falta pouco.”
“É só acessar.”
“Ótimo!”
“Isso mesmo, você conseguiu.”

Resumo das diretrizes

1 – Cuidar

Queremos mostrar nossa preocupação com cada pessoa e cada jornada, também, por meio de palavras.

3 – Aproximar

Nossa fala traz proximidade. Criamos uma aura de leveza e otimismo agradável.

5 – Informar

Adoramos trazer novidades, elas revigoram a vida. Tentamos estar sempre à frente do nosso tempo.

2 – Escutar

Temos uma escuta ativa, que transmite segurança e profissionalismo. Fazemos questão de acompanhar cada um de perto.

4 – Simplificar

Nosso texto, além de especialista, tem que ser clean: sintético e simpático. Queremos deixar o dia a dia mais prático, com dicas simples de seguir.

6 – Motivar

Trouxemos um novo olhar sobre a educação e uma nova maneira de aprender – e, em meio a isso, queremos criar um lifestyle inspirador.

Vida real

Inspire-se e confira ao lado alguns exemplos práticos, seguindo os direcionamentos descritos anteriormente.